Os 5 eixos da avaliação PDF Imprimir

PORTARIA N 92, DE 31 DE JANEIRO DE 2014

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, e o Decreto

o os

n 5.773, de 9 de maio de 2006, e conforme consta dos processos n 23001.000092/2013-46 e 23036.003268/2013-14, resolve:

Art. 1 Ficam aprovados, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade presencial, anexo a esta Portaria.

Art. 2 O Instrumento de Avaliação Institucional Externa a que se refere o art. 1 será utilizado para acompanhamento da qualidade da oferta, aplicado pelas comissões de avaliação in loco, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC.

Art. 3 Os indicadores dos eixos do Instrumento de Avaliação Institucional Externa poderão ser excluídos, alterados e inseridos novos, sempre que houver necessidade de atualização, justificada por análise técnica dos seus resultados e em consonância com os objetivos do SINAES.

Art. 4 Ficam revogadas as Portarias relacionadas abaixo, ressalvados os efeitos jurídicos já produzidos:

- Portaria n 1.016, de 30 de outubro de 2007 - Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação elaborado pelo INEP para Credenciamento de novas Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES;

- Portaria n 1.264, de 17 de outubro de 2008 - Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Art. 5 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALOIZIO MERCADANTE OLIVA

ANEXO

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA QUE SUBSIDIA OS ATOS DE CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA (PRESENCIAL)

QUADRO DOS PESOS DOS EIXOS PARA OS ATOS DE CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA (PRESENCIAL)


EIXOS


Credenciamento


Recredenciamento
e Credenciamento para Mudança de Organização
Administrativa


Número de indicadores


1 Planejamento e Avaliação Institucional


10


10


5


2 Desenvolvimento Institucional


20


20


9


3 Políticas Acadêmicas


20


30


13


4 Políticas de Gestão


20


20


8


5 Infraestrutura


30


20


16


TOTAL


100


100


51


 


o
N


EIXO/INDICADOR


1


Eixo 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


1.1


Evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional.


1.2


Projeto/processo de autoavaliação institucional.


1.3


Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica.


1.4


Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados.


1.5


Elaboração do relatório de autoavaliação.


 


o
N


EIXO/INDICADOR


2


Eixo 2: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL


2.1


Missão institucional, metas e objetivos do PDI.


2.2


Coerência entre o PDI e as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação.


2.3


Coerência entre o PDI e as práticas de extensão.


2.4


Coerência entre o PDI e as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.


2.5


Coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural,
à produção artística e ao patrimônio cultural.


2.6


Coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social.


2.7


Coerência entre o PDI e ações de responsabilidade social: inclusão social.


2.8


Coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial.


2.9


Internacionalização: coerência entre o PDI e as ações institucionais.


 


o
N


EIXO/INDICADOR


3


Eixo 3: POLÍTICAS ACADÊMICAS


3.1


Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação.


3.2


Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu.


3.3


Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu.


3.4


Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística
e cultural.


3.5


Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão.


3.6


Políticas institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica, didáticopedagógica, tecnológica, artística e cultural.


3.7


Comunicação da IES com a comunidade externa.


3.8


Comunicação da IES com a comunidade interna.


3.9


Programas de atendimento aos estudantes.


3.10


Programas de apoio à realização de eventos internos, externos e à produção discente.


3.11


Política e ações de acompanhamento dos egressos.


3.12


Atuação dos egressos da IES no ambiente socioeconômico.


3.13


Inovação tecnológica e propriedade intelectual: coerência entre o PDI e as ações institucionais.


 


o
N


EIXO/INDICADOR


4


Eixo 4: POLÍTICAS DE GESTÃO


4.1


Política de formação e capacitação docente.


4.2


Política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo.


4.3


Gestão institucional.


4.4


Sistema de registro acadêmico.


4.5


Sustentabilidade financeira.


4.6


Relação entre o planejamento financeiro (orçamento) e a gestão institucional.


4.7


Coerência entre plano de carreira e a gestão do corpo docente.


4.8


Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo.


 


o
N


EIXO/INDICADOR


5


Eixo 5: INFRAESTRUTURA FÍSICA


5.1


Instalações administrativas.


5.2


Salas de aula.


5.3


Auditório (s).


5.4


Sala (s) de professores.


5.5


Espaços para atendimento aos alunos.


5.6


Infraestrutura para CPA.


5.7


Gabinetes/estações de trabalho para professores em Tempo Integral - TI.


5.8


Instalações sanitárias.


5.9


Biblioteca: infraestrutura física.


5.10


Biblioteca: serviços e informatização.


5.11


Biblioteca: plano de atualização do acervo.


5.12


Sala (s) de apoio de informática ou infraestrutura equivalente.


5.13


Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação.


5.14


Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física.


5.15


Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços.


5.16


Espaços de convivência e de alimentação.